Olá pessoal, neste vídeo eu vou dar algumas dicas sobre a arrumação da sua mala de mergulho para viagens.

Minha primeira dica que pode causar alguma estranheza é quanto ao tipo de mala a ser usada para transporte do equipamento.

Depois de muitas experiências desagradáveis em aeroportos de vários Países, cheguei a conclusão que o melhor tipo de mala para transportar o equipamento é a convencional fabricada em ABS e não as malas ou bolsas para mergulho.
Eu explico: As malas para mergulho são na maioria das vezes pesadas e chamam muito a atenção.

Por outro lado uma mala convencional fabricada em ABS é leve e se mistura com as demais bagagens sem sinalizar que ali está guardado um equipamento caro. Além disso, devido a rigidez do corpo em ABS, ela protegerá o equipamento mais do que algumas malas ou bolsas de mergulho.

Outra dica é que você deverá levar o estritamente necessário para a viagem. Assim você conseguirá reduzir ao mínimo o risco de pagar excesso de bagagem. Se no destino existirem lojas de mergulho, tanto melhor. Assim você não precisa se preocupar em levar peças sobressalentes, como uma tira de máscara por exemplo.

No meu caso, como acabo tendo que viajar com frequência para acompanhar grupos, optei por ter um conjunto de equipamentos mais apropriado para isso, tanto no peso quanto no tamanho.

Existem vários fabricantes que oferecem conjuntos de equipamentos apropriados para viagem. Então vamos as dicas sobre a arrumação:

No fundo da mala costumo colocar a roupa de neoprene dobrada. Nas laterais coloco as nadadeiras e as botas criando assim uma proteção contra impactos. Acima da roupa coloco a válvula reguladora e a caixa da máscara. Para finalizar ponho o colete equilibrador por cima de tudo com a traqueia virada para baixo. Alguns acessórios como carretilhas, sinalizador de superfície e lanternas podem ser acomodados dentro das botas ou mesmo das nadadeiras. Pronto: tudo arrumado para a viagem.

Se não for uma viagem em liveaboard levo dentro da mala uma bolsa autodrenante, que é muito leve, ocupa pouco espaço e seca rápido. Ela será utilizada para transportar o equipamento entre o hotel e o barco.
Sobre as caixas de mergulho, minha sugestão é que sejam utilizadas apenas em viagens rodoviárias, já que ocupam muito espaço e pesam bastante.

Sua vantagem está em represar a água do equipamento, não deixando o seu carro com cheiro de cachorro molhado. Outra boa opção para este fim é o uso de uma bolsa estanque.

Obviamente que em viagens para mergulhos técnicos ou em cavernas, a quantidade de equipamentos e acessórios aumenta muito e o mergulhador poderá optar por outras

Te vejo no nosso próximo vídeo.