Olá pessoal, neste vídeo eu vou continuar com algumas dicas sobre como melhorar o seu controle de flutuabilidade.

Para você que não assistiu o meu primeiro vídeo sobre o assunto,
vou deixar aqui um link: https://youtu.be/3XscHFVLmH0 ou clique aqui

Vale reforçar que as dicas que eu vou passar não substituem um treinamento com um instrutor, que é a forma mais adequada de você adquirir maiores conhecimentos sobre o assunto.

Neste segundo vídeo vou falar sobre o ajuste da flutuabilidade durante o mergulho e a respiração.

Durante o mergulho, variações de profundidade e a redução da quantidade de ar no cilindro alteram a nossa flutuabilidade, o que nos leva a buscar novamente o equilíbrio, seja alterando a quantidade de ar no interior do colete, seja alterando a respiração ou ambos.

O que muitos mergulhadores esquecem é que a água, por ser muito mais densa do que o ar, não permite que a gente perceba de forma imediata o resultado do nosso ajuste de flutuabilidade.

Vou te dar um exemplo:
Imagine-se embaixo d´água. Você coloca um pouco de ar no colete para atingir a flutuabilidade neutra, mas não consegue perceber os efeitos desta ação de imediato.
Então você decide colocar um pouco mais de ar. Ao iniciar a natação você se dá conta que sua flutuabilidade está excessivamente positiva.

Para evitar isso coloque o ar no colete de forma gradativa e tenha paciência. Nade por alguns metros e veja se realmente será necessário colocar mais ar.

Uma coisa importante a ser lembrada: para esvaziar seu colete eleve o tronco e mantenha-a bem esticada. Lembre-se também que seu BC poderá ter outras válvulas que te permitem esvazia-lo estando de cabeça para baixo, por exemplo.

A respiração também exerce uma influencia grande sobre sua flutuabilidade.

Estando neutro, uma inspiração profunda seguida de uma breve pausa te levará a um estado de flutuabilidade positiva, fazendo você subir. No extremo oposto, uma expiração profunda seguida de uma breve pausa fará você afundar.

Assim, durante o mergulho, mantenha um ritmo respiratório constante e sem inspirações ou expirações excessivamente profundas, a não ser que você deseje alterar a sua flutuabilidade.

Bom, espero que este dois vídeos sobre o controle da flutuabilidade tenham sido úteis para você. Não deixe de assistir aos outros vídeos que estão disponíveis e compartilhar com os seus amigos.

Te vejo no nosso próximo vídeo.