Olá pessoal estamos inaugurando a série Cozinha do Mar, com a chef Lê Carpê, da empresa Congelados da Sonia, e a Dra Regina Novaes, que irá propor harmonizações com ótimo custo-benefício. E o episódio de abertura será sobre o Coquille Saint Jacques ou vieiras.
1ª RECEITA – Vieiras grelhadas, servidas com molho. Cobertura de alho, pistache torrados e pipoquinha de arroz selvagem.
HARMONIZAÇÃO: Sauvignon Blanc – Alamos 2015
RENDIMENTO: 04 Pessoas
INGREDIENTES
12 Vieiras
Para o Molho Oriental:
1 Limão – Sumo coado
1 Colher de sopa de molho shoyo
¼ Cebola picada em cubos (+/- 1 colher de sopa de cebola)
1 Colher de sopa de açúcar
2 Colheres de sopa de manteiga
Para as coberturas:
3 Pistaches torrado picado
Alho torrado em lâminas
2 Colheres de sopa de arroz selvagem
MOLHO
Levar a panela ao fogo o molho shoyo, sumo de limão, cebola e açúcar. Em fogo baixo deixar reduzir por aproximadamente 5 minutos. Depois adicionar aos poucos a manteiga sempre mexendo.
PIPOCA DE ARROZ SELVAGEM
Colocar na frigideira um pouquinho de azeite. Deixar no fogo até o azeite ficar bem quente. Colocar o arroz e manter no fogo até estourar como uma pipoca (é bem rápido). Colocar para escorrer no papel toalha e salpicar um pouco de sal.
VIEIRAS
Na frigideira corar as vieras no azeite por aproximadamente 2 minutos, tomando cuidado para não cozer demais, pois endurece.
COMO SERVIR
Colocar um pouco do molho na travessa. Colocar três vieras sobre o molho e rega-las com um pouco mais do molho. Salpicar uma com a pipoca de arroz, outra com o pistache e a terceira com as lâminas de alho.
2ª RECEITA – Vieiras marinadas servidas em uma cama de purê de mandioquinha.
HARMONIZAÇÃO: Sauvignon Blanc – Alamos 2015
RENDIMENTO: 04 Pessoas
INGREDIENTES
12 Vieiras
Para o Azeite Aromatizado:
50g Azeite
1 Dente de alho (bem picadinho)
1 Folha de Louro
1 Ramo de Tomilho
1 Ramo, pequeno, de Alecrim
2 a 4 Folhas de Sálvia
Pimenta (Usei uma que tinha no meu “acervo” de temperos: da Tasmânia – 3 unidades, mas fica genial também com 1 Dedo-de-moca)
Para o Creme de Mandioquinha:
250g Mandioquinha (batata baroa)
Sal a gosto
100g de Creme de Leite
20g Manteiga (ou o azeite aromatizado)
AZEITE AROMATIZADO
Aquecer bem o Azeite, acrescentar as ervas e pimenta. Dar uma “leve” fritada e desligar o fogo. Quando o azeite estiver morno, colocar as vieiras e ir marinando enquanto prepara o creme de mandioquinha. Vire, regue, vire, regue…. 😉
CREME DE MANDIOQUINHA
Descascar e cortar a mandioquinha. Cozinhar na agua com sal. Quando estiverem bem macias, coar. Bater com no processador ou liquidificador com o creme de leite e manteiga (ou azeite aromatizado). Provar o sal.
VIEIRAS
Quando o creme de mandioquinha estiver pronto doure as vieiras. Com a frigideira bem quente no fio do azeite aromatizado, colocar as vieiras e dourar por aproximadamente 1 minuto de cada lado. Cuidado para não cozer demais pois elas ficam duras se passar do “ponto”.
COMO SERVIR
Em uma caçarola ou usando a própria concha, dispor uma colherada do creme de mandioquinha e assentar a Vieira dourada. Salpicar com queijo Parmesão ou Grana Padano e um pedacinho de erva do “azeite aromatizado”.
Dica
Tem que estar tudo bem quentinho pra servir. Então se você preferir leve ao forno pré-aquecido (bem quente) por alguns poucos minutos.
3ª RECEITA – Vieiras gratinadas ao creme de queijos.
HARMONIZAÇÃO: Chardonnay – Viu Manet 201
RENDIMENTO: 04 Pessoas
INGREDIENTES
12 Vieiras
Sal
Pimenta do Reino (branca e moída na hora, de preferencia)
Azeite
Para o Creme de Queijos:
60g Requeijão
60g Creme de Leite
20g Parmesão
20g Ementhal ou Gruyere
10g Gorgonzola
CREME DE QUEIJOS
Em uma panela misturar todos os ingredientes até formar um creme homogêneo.
VIEIRAS
Marinar as vieras com uma pitada de sal, pimenta do reino e fio de azeite. Acomodar 1 vieira em cada concha e com uma colher colocar o creme sobre cada uma. Assar em forno médio por 15 a 20 min aprox. Ou ate ficarem coradas. Caso tenha Grill no seu forno, asse por 10 minutos e gratine até ficarem douradas.
COMO SERVIR
Sirva em seguida bem quentes. Decore com um pequeno ramo de tomilho ou uma folha de sálvia.