Neste post vamos falar sobre dispositivos de sinalização para mergulho autônomo.

Dispositivos de sinalização para mergulho autônomo podem fazer uma grande diferença no grau de segurança dos seus mergulhos. Para que possamos entender um pouco mais sobre o assunto, vamos dividi-los em dois grupos:
– Dispositivos de sinalização sonoros e;
– Dispositivos de sinalização visuais.

Temos que levar em conta que na maioria das vezes usaremos dispositivos de sinalização como uma ferramenta em caso de emergência, portanto não basta apenas compra-los. Devemos saber opera-los com uma razoável destreza, para que em uma situação real sua operação seja eficaz.

Dispositivos de Sinalização Sonoros

Caso aconteça do mergulhador retornar a superfície longe do barco, e que por algum motivo não tenha condições de nadar até ele, torna-se necessário chamar a atenção da tripulação para a sua situação. Para isso um dispositivo de sinalização sonoro pode ser a solução.
Na ausência de um dispositivo mais potente que usa o ar comprimido do cilindro para gerar o som, um simples apito poderá fazer toda a diferença.
O importante é que você tenha sempre a mão um dispositivo qualquer capaz de gerar um som que possa ser ouvido pela tripulação.
Mas não confunda um sinalizador sonoro para uso na superfície com aqueles utilizados para chamar a atenção do seu dupla durante o mergulho.

Dispositivos de Sinalização Visuais

O mais famoso e mais utilizado dispositivo desta categoria é o sinalizador de superfície. Muitas vezes este dispositivo é confundido com um decomarker, que possui uma construção diferenciada.
Nos decomarkers o fundo é aberto e uma costura eletrônica cria um canal por onde o ar passa durante a inflagem e não consegue sair com facilidade durante o tempo que fica na superfície.
Este acessório tem como função primária sinalizar para a equipe de apoio de superfície que uma dupla ou grupo de mergulhadores está realizando uma parada de segurança ou de descompressão antes de retornar a superfície. Seu uso é praticado durante o desenvolvimento de habilidades de um curso Padi Advanced Open Water Diver.
Por outro lado um sinalizador de superfície foi desenhado para ser inflado apenas quando o mergulhador chega a tona e sua função é de chamar a atenção da tripulação para mergulhadores que já estão na superfície.

Outra forma de sinalizar para o barco é utilizando uma superfície espelhada que poderá ser transportada no bolso do colete equilibrador ou na bolsa do próprio sinalizador.
Um pouco de treino permitirá o mergulhador a utilizar este tipo de sinalizador com bastante eficiência.

Durante um mergulho noturno o uso de um dispositivo luminoso preso ao sinalizador ou decomarker também podem auxiliar a equipe de apoio de superfície a localizar uma dupla de mergulhadores na água. Mesmo tendo uma lanterna a mão esta configuração funcionará como uma redundância e caso de alagamento da mesma.

Conclusão

Independentemente de quais sinalizadores você opte por usar, o importante é que o seu manuseio seja frequentemente treinado. Além disso, possuir um modelo de cada (sonoro e visual) garantirá uma redundância desejável em uma situação real de emergência.