Olá pessoal, neste vídeo eu vou falar sobre liveaboards.
Liveabords são uma excelente escolha para viagens de mergulho e muitas vezes a única opção para um determinado destino. Alguns exemplos clássicos incluem Galápagos, as Ilhas Cocos, o arquipélago de Revilagigedo, dentre outros.
Minha primeira dica diz respeito a escolha do destino. Para alguns locais, devido às condições de mergulho, são exigidos níveis mínimos de certificação e de mergulhos logados. Este é o caso de Galápagos, por exemplo. Então informe-se bem sobre o destino desejado e prepare-se adequadamente antes da viagem.
Apesar da maioria das embarcações empregadas em operações de liveaboard serem muito confortáveis, você deve lembrar que o espaço é limitado, ou seja, durante o período da viagem a sua interação com os demais passageiros e também com a tripulação será intensa.
Isso não representa necessariamente um problema, mas se você nunca esteve em um liveaboard é importante saber que a convivência a bordo só será agradável se alguns pontos forem observados. Então vamos as dicas:
2º Dica: Bagagem. Antes de partir para a sua viagem, você deve levar em conta que o espaço disponível para armazenamento da sua bagagem não será muito grande. A bordo você usará sempre roupas simples, como bermudas e camisas de malha, e a noite dependendo do destino uma calça comprida e um casaco leve. Então nada de entulhar a mala com muitas roupas e sapatos. Quanto aos equipamentos, leve apenas o necessário para o tipo de mergulho a ser realizado. Não se esqueça que alguns operadores exigem o uso de equipamentos adicionais como sinalizadores de superfície, alertas sonoros, etc.
3º Dica: Uso da Cabine. Se você vai compartilhar a cabine, fique atento quanto a divisão do espaço. Evite espalhar as suas coisas por todo lado em especial sobre a cama da outra pessoa. Siga a mesma regra em relação aos armários. Uma atenção especial deverá ser dada ao uso compartilhado do banheiro. Caso alguma coisa te desagrade, tente conversar com a outra pessoa sobre o assunto. Se não funcionar, fale com o guia do seu grupo ou com algum membro da tripulação.
4º Dica: Equipamentos de Mergulho. Procure manter todo o seu equipamento organizado. Os acessórios que não serão utilizados em todos os mergulhos devem ser guardados na cabine ou em alguma caixa normalmente disponibilizada pela tripulação. A regra aqui é disciplina. Assim você não corre o risco de perder alguma coisa ou de danificar o equipamento.
5º Dica: Seu Papel como Mergulhador(a). Faça uma avaliação sincera sobre a sua experiência, respondendo algumas perguntas simples:
Como estão as suas habilidades de mergulho?
Você tem mergulhado com frequência?
Já mergulhou em condições similares a que você encontrará?
Consegue operar com facilidade todos os equipamentos que serão utilizados durante a viagem, incluindo carretilhas, decomarkers, computador de mergulho e etc?
Se alguma das respostas foi “NÃO”, converse abertamente com o guia do seu grupo antes da viagem. Se for o caso, faça ou refaça algum treinamento que julgar necessário.
Estando a bordo adote sempre uma postura conservadora. Não ultrapasse seus limites físicos ou de treinamento. Lembre-se que você estará fazendo uma viagem de lazer e não participando de uma competição. A segurança deve vir em primeiro lugar.
6º Dica: Equipamentos de Foto e Vídeo. Este tópico não diz respeito apenas aqueles que mergulham com equipamentos sofisticados. Estes itens exigem cuidados especiais e muitos barcos oferecem um espaço específico para seu manuseio e guarda. Evite colocar ali qualquer outro tipo equipamento. Lembre-se que esta área é de uso comum. Se outro mergulhador está abrindo sua caixa estanque, evite aproximar-se com seu equipamento molhado. Particularmente sigo o seguinte ritual: lavo minha câmera, seco com uma toalha e só então levo para a área de armazenamento.
Por falar em lavagem da câmera, por favor evite colocar neste tanque qualquer outra peça do seu equipamento de mergulho.
7º Dica: Saúde. Se você possui alguma restrição alimentar, usa algum medicamento especial ou possui uma condição de saúde específica, informe isso no formulário apresentando pela tripulação do liveaboard, ao guia do seu grupo e a pessoa com quem está compartilhando a cabine. Mantenha-os informados sobre os medicamentos prescritos pelo seu médico. Prepare um pequeno kit de primeiros socorros com medicamentos que você costuma usar para dor de cabeça, diarreia, enjoo e etc.
Seguindo essas dicas simples e óbvias, você garantirá uma viagem agradável e fará novos amigos, com toda certeza.
Te vejo no nosso próximo vídeo.