Vamos conhecer um pouco mais sobre um dos melhores destinos para mergulho em naufrágios das Américas: Florida Keys.
As Keys tem início na costa sudeste da Flórida e se estende em forma de arco do sul para o oeste, terminando em Key West, o ponto mais ao sul dos Estados Unidos.
Este arquipélago é formado por inúmeras ilhas e ilhotas e interligadas ao continente pela autoestrada overseas highway, com aproximadamente 150 km de extensão.
Para quem pretende mergulhar na região, existem basicamente duas opções de roteiro:
1- Ir de avião até Key West e lá alugar um carro para circular entre as ilhas;
2- Partir de Miami em um carro alugado até chegar a região, tendo a opção de começar ou não por Key West;
Particularmente prefiro os roteiros que iniciam por Key West e depois vem voltando em direção a Miami. Quanto a seguir de avião até lá ou não, fica a seu critério.
Etapa Key West
Estando em Key West minha sugestão é que você planeje ficar por pelo menos três noites. Assim você terá a possibilidade de fazer dois dias de mergulho na Ilha, e com um pouco de sorte e conversa, você pode vir a fazer até 03 imersões no Vandenberg. Além disso uma visita ao Mel Fisher Museum é imperdível.
O Vandenberg serviu a Força Aérea e a Marinha Americana, entre 1943 e 1983, e é um verdadeiro playground para que gosta de mergulhos em naufrágios. Com aproximadamente 160 metros de comprimento, o navio é famoso por suas antenas, utilizadas nas missões de rastreamento de mísseis balísticos.
Depois de algumas confusões burocráticas finalmente em 27 de maio de 2009 ele foi colocado no fundo para se transformar em um fantástico recife artificial. Para aproveitar ao máximo este naufrágio, informe-se sobre nosso curso de mergulho PADI avançado e sobre o curso de mergulho PADI em naufrágios.
Etapa Marathon
Ao deixar Key West minha sugestão é que você siga para Marathon para dois mergulhos no Thunderbolt. Mas vale uma ressalva: estamos falando de uma distância aproximada de 80Km, ou seja, se você planeja sair de Key West direto para o cais da operadora de mergulho em Marathon, pense em iniciar a viagem duas horas antes do horário previsto para o embarque. Informe-se localmente quanto as condições do transito.
Falando sobre o Thunderbolt, ele foi construído em 1942 para instalar minas de contato. Seu nome de batismo foi Major General Wallace F. Randolph, em homenagem a um herói da guerra civil americana.
O Thunderbolt, como ficou conhecido após ser transformado em recife artificial. Tem 58 metros de comprimento e repousa no fundo a 37 metros de profundidade.
Etapa Key Largo
Vamos falar agora do Spiegel Grove. Podemos considera-lo o ponto alto da viagem. Com incríveis 160 metros de comprimento, esteve a serviço da Marinha Americana entre novembro de 1955 e outubro de 1989 e foi empregado em um amplo leque de operações, que foram desde missões de treinamento de tropas anfíbias até ações humanitárias na Africa. Hoje o Spiegel Grove repousa a 40 metros de profundidade e seu heliponto e o porão localizado logo abaixo dele, são simplesmente sensacionais.
O Bibb e o Duane eram duas embarcações gêmeas da Guarda Costeira Americana. Ambos atuaram na Segunda Guerra Mundial em escoltas a comboios. Após serem descomissionados em 1985, foram adquiridos e preparados para serem afundados e transformados em recifes artificias, o que aconteceu em 1987.
Depois desta maratona de mergulhos em naufrágios, você pode planejar uma estadia de dois dias em Miami para compras, antes de retornar ao Brasil.
Se você quer alguma dica adicional sobre o destino me mande uma mensagem por e-mail ou deixe seu comentário que eu tentarei te ajudar da melhor forma possível.