Olá pessoal, neste post vamos falar sobre Bonaire o paraíso dos mergulhadores.
Localizada a apenas 80km da costa da Venezuela, Bonaire forma juntamente com as ilhas de Aruba e Curaçao as chamadas Antilhas Holandesas.
Com uma área total de 290km2, a ilha oferece nada menos que 63 pontos de mergulho acessíveis a partir da praia. Este fato aliado a política de cilindros ilimitados adotada pelas operadoras, fizeram a ilha ser conhecida internacionalmente através do slogan: Bonaire o paraíso dos mergulhadores.
Enquanto o norte da ilha oferece paredões que atingem maiores profundidades, alguns pontos localizados do centro para o sul possuem paredes duplas, como é o caso de Alice in Wonderland e Angel City. Além disso temos famosos naufrágios, como é o caso do Hilma Hooker e o Windjammer, que exige treinamento em mergulho técnico. Mais ao sul a presença de correntes que atingem a ilha pela face leste pode oferecer encontros com animais normalmente não encontrados nos demais pontos de mergulho, como golfinhos por exemplo.
Falando no lado leste, este é bem menos explorado devido a predominância de ventos e ondulações, que dificultam e até mesmo impedem a prática de mergulho através de entrada pela praia. As únicas exceções são o White Hole e Cai, acessíveis através da lagoa chamada Lac.
Deste mesmo ponto parte um barco rápido para acesso ao White Hole, que é um mergulho bem diferente de todos os demais encontrados na ilha. Mas você deve se informar no hotel sobre a operação em questão, já que ela pode não estar disponível por motivos diversos.
Algumas recomendações importantes que você deve conhecer antes de seguir viagem:
1- Lembre-se que para chegar em Bonaire você normalmente utilizará duas diferentes companhias aéreas: uma para o trecho internacional e outra para um trecho local. Elas com toda certeza possuem regras distintas quanto a franquia de bagagem. Então dê uma atenção especial a montagem, a quantidade e ao peso de suas malas. Vou deixar aqui um link para um post onde apresento algumas dicas sobre como arrumar a sua mala de mergulho;
2- Ninguém supervisionará os seus mergulhos e nem quantos mergulhos você fará por dia. Então mantenha um perfil conservador e utilize sempre seu computador. Respeite todas as regras de segurança e também as normas locais. Em alguns pontos não são permitidos mergulhos sem a presença de um guia. O ideal é que você já possua a sua certificação de Padi Advanced Open Water Diver e Padi Nitrox Diver;
3- Como situações imprevistas podem acontecer, mantenha sua associação a DAN em dia;
4- Ao sair para mergulhar, procure não deixar nada dentro do carro durante a atividade. O carro deve permanecer aberto. Existe um histórico de furtos na ilha, mas que podem ser facilmente evitados se você mantiver um mínimo de atenção aos seus pertences. Com toda certeza Bonaire é muito mais tranquilo neste aspecto do que qualquer grande centro urbano;
Como podemos ver não faltam motivos para visitar Bonaire o paraíso dos mergulhadores.